Como a Escola de Rua pode ajudar Educadores? Dicas!!!

DSCF5478Depois do 2° Encontro da Escola de Rua no Parque do Ibirapuera resolvi escrever esse texto:

Amor é síntese

é uma integração de dados

Não há que tirar nem pôr

Não me corte em fatias

Ninguém consegue abraçar um pedaço

Me envolva todo em seus braços

e eu serei o perfeito amor.

Mario Quintana

A capacidade de síntese é uma dica que interessa a muitas pessoas. Temos muita dificuldade de ser objetivos e diretos naquilo que queremos passar para os outros. A verborragia de comentários muita das vezes não deixa claro aquilo que a gente quer passar para a pessoas. E tanto o ouvinte quanto quem fala se perdem. A síntese é uma ferramenta útil nessas situações. Para treinar isso é interessante pensar em como transmitir uma ideia para alguém com um limite de tempo pequeno e com poucas palavras que pode ser inventado por você mesmo.

Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais.

Bob Marley

Uma observação que faço é que uma das maneiras de aproveitar e transmitir algo é tentar perguntar para as pessoas como elas se sentem, ou sobre o que elas querem aprender naquele tempo, sobre o que elas gostariam de conversar. Acho que criar espaços para isso é super importante. Sempre que chegamos com algo pronto para transmitir para os outros isso pode ser considerado  muito agressivo. O primeiro motivo para isso é que muita das vezes o assunto abordado por um professor, por exemplo, não tem nada a ver com o contexto que a pessoa está vivendo distanciando o professor do aluno. O segundo motivo é que muita das vezes a matéria não tem um teor prático para a vida e por isso existe essa distância. Se existe essa distancia porque continuamos a insistir nisso?

O silêncio eterno de espaços mal aproveitados me assusta.

Diego Macedo

Aprender em outros contextos é interessante. Quando estamos dentro de espaços fechados como salas de aula, universidade, clubes, dentre outros perdemos o contato com a realidade da vida e nos isolamos do que acontece fora. A ideia é simples, porém tem uma profundidade prática que muda a nossa maneira de enxergar os contextos. Quando digo que QUALQUER LUGAR dá para se aprender sobre algo, estou abrindo um leque de possibilidades e contextos onde poderíamos aprender e ensinar sobre algo. Então utilize outros contextos não usados. Já pensou se a Escola e a Universidade forem para fora das suas “caixas”?

Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.

Mahatma Gandhi

Uma das coisas que mais observei é que muito interessante é: sair do estado de saber  para estado de aprender com o outro. E esse outro é qualquer um. Quando selecionamos quem vai ensinar a gente, vamos eliminando possibilidades de aprendizagens que poderiam ser incríveis e diferentes.

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Achamos que os outros tem que se adaptar ao nosso processo de ensinar. Se você pensa assim está eliminando uma gama de possibilidades do que o outro pode te oferecer e que poderia até ser usado isso como material para elaboração das suas ideias. Se na aprendizagem não estivermos na mesma direção e propósito não avançaremos nada. Então não adianta tentar enfiar ensino na cabeça de ninguém porque isso além de criar traumas, distancia a pessoa de uma aprendizagem real.

Para além das ideias de certo e errado, existe um campo. Eu me encontrarei com você lá.

Rumi

Na vida nunca escutamos a verdadeira necessidade do outro. Quando o educador se põe a ouvir e considerar importante o que o outro está dizendo sem julgamento. Isso é um catalisador de relações profundas e autênticas.

Essa é a Escola de rua!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s