Frases refletidas do encontro com Prof. José Pacheco (Escola da Ponte)

pacheco

Quero agradecer a Tina Carvalho( https://www.facebook.com/tina.carvalho.100?fref=ts) porque tenho na minha frente uma pessoa que tem um poder de conectar pessoas e se não fosse ela não participaria junto com outros colegas desse encontro. Gratidão pela sua dedicação !!!

Deixarei pequenas frases que surgiu da reflexão do Pacheco.

Dificuldade sociais, existenciais e econômicas se forem resolvidas sozinhas podem não frutificarem e darem o resultado esperado.

Projeto humano é projeto coletivo. Ao pensar em projetos é importante que ele envolva o coletivo, até porque na maioria das vezes os problemas de um pode pertencer a uma coletividade.

A melhor defesa é o ataque. É muito importante que quando vemos um problema resolvermos logo. Isso quer dizer que a própria atitude de zerar a ameaça é um ataque para evitar obstáculos que possam aparecer pelo caminho.

É muito importante sempre questionar o “Porque” de tudo. Isso ajuda sempre dando um entendimento do que está se passando no momento presente. Ex: Por que minha escola fala sobre viver de maneira autônoma e faz totalmente ao contrário no seu dia-a-dia?

Temos que olhar para a totalidade dos projetos do ser humano. Isso quer dizer que tudo que é criado deve contemplar as necessidades de estética, emocionais, físicas, espirituais do ser humano.

Escola Livre não quer dizer bagunça. Podemos pensar que possa ser isso, entretanto a verdade é que assumir estudar é tomar a própria responsabilidade sobre o estudo. Isso quer dizer que é necessário ter roteiros de aprendizagem, criar projetos, dando assim a oportunidade de vida e de expansão no sentido de uma vida com compromisso consigo mesmo e com o mundo.

Deixe um comentário