Pow irmão por que você tirou o meu nome?

DSCF6146

Isaac: Pow irmão por que você tirou o meu nome?

Essa foi a frase que recebi, juntamente com Inah (https://www.facebook.com/inah.nassu) e Fernanda (https://www.facebook.com/FernandaI.Rocha?fref=ts)  em uma conversa que estávamos tendo em um grupo de 5 pessoas em situação de rua. Ao conversarmos com todos, senti a necessidade de anotar informações que surgiam na conversa e o instrumento que foi usado é um pequeno quadro branco que sempre carrego comigo. E nisso registrei o nome Isaac, que era uma das pessoas da roda de conversa.

E como o diálogo foi acontecendo, resolvi apagar o quadro branco. E nisso surgiu uma  reclamação que é o inicio do texto e na tentativa de aproximação eu disse:

Eu: Oi Isaac, eu apaguei o seu nome, porque eu desejo anotar outras informações que considero importante nesse momento.

Isaac: Você está dizendo que o meu nome  não é importante?

Fico sem reação, e vi que ele estava um pouco alterado e alguns amigos disseram que ele gostava de causar confusão. E nisso ele continua:

Isaac: Pow irmão tu não pode tirar o meu nome daqui antes de consultar a todo mundo da roda. Tu tem que entender que aqui a gente se cuida. Deu para entender?

Depois continuamos discorrendo sobre as nossas vidas e a alteração do Isaac foi amenizada.

O meu entendimento precisou de um tempo. Aprendi através da troca as seguintes ideias:

  • Temos que entender que existe uma linguagem e códigos diferentes na rua. Pode parecer óbvio, mas quero dizer que apenas conseguimos perceber esses códigos quando a gente se relaciona com eles.
  • Percebi que na rua as pessoas cuidam muito mais uma das outras, e essa proteção se dá em evitar situações de perigo, dar dicas de como sobreviver na rua, resguardar quem possa estar sofrendo uma agressão sem motivo.  O amor deles é tão intenso e comprometido que me causou um sentimento misto de tristeza, causado por perceber não damos tanto proteção as pessoas que temos  ao nosso redor, e alegria por perceber o aprendizado que esse amor estava sendo apresentado para mim naquele momento.

Um comentário sobre “Pow irmão por que você tirou o meu nome?

  1. Diego, fiquei pensando sobre teus aprendizados e decidi comentá-los… Acho que há um pequeno equívoco: a união e os códigos próprios não seriam, a meu ver, uma característica *da rua* ou das pessoas em situação de rua, mas sim de qualquer grupo organizado entre si enquanto comunidade (nas suas mais diversas formas). Digo isso porque tuas reflexões apontam algo ainda mais amplo do que um comportamento que seria apenas de um determinado grupo.

    Obrigado pelo texto!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário